top of page
  • Foto do escritorSara Arnaud

Max Verstappen é campeão do Mundo de Fórmula 1 pela primeira vez

O holandês Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi a 12 de dezembro e é o novo campeão do mundo de Fórmula 1. Numa corrida em que se disputou o lugar de topo até à última volta, o piloto da Red Bull destronou Hamilton e teve direito a ocupar a posição mais alta do pódio.

Fonte: Getty Images

Do início ao fim, o campeonato de Fórmula 1 (F1) foi palco de múltiplos atritos e de uma rivalidade meteórica entre o holandês Max Verstappen e o britânico Lewis Hamilton (Mercedes). "Mad" Max, alcunha dada pelos fãs da modalidade devido ao seu perfil destemido e intrémulo em pista, tornou-se no primeiro holandês a vencer a competição.


"É inacreditável, lutei durante toda a corrida e surgiu uma oportunidade na última volta. Não sei o que dizer ao pessoal da minha equipa e, claro, também à Honda, mas todos eles merecem isto. Finalmente tive um pouco de sorte. O Sergio ‘Checo’ Perez fez um grande trabalho de equipa", foram as primeiras reações de Max Verstappen à vitória.


O título de Pilotos estava destinado para as derradeiras curvas da última volta. Apesar de ter partido para o Grande Prêmio (GP) de Abu Dhabi na pole position, Verstappen não foi capaz de segurar a vantagem que alcançou na grelha de partida. Já Lewis Hamilton, que partiu em segundo lugar, teve um arranque admirável e alcançou a liderança. Acumulando uma vantagem de 11,9 segundos, o piloto britânico parecia ter o título garantido.


A cinco voltas do fim, o inesperado despiste do canadiano Nicolas Latifi obrigou à intervenção do safety car. Com isto, Verstappen conseguiu recuperar terreno e colou-se ao inglês para a última volta. Os dois pilotos iniciaram a batalha final precisamente com a mesma pontuação (369,5 pontos) e acabou com o triunfo do holandês.



Sagrar-se campeão na volta final não é algo insólito. Contudo, foi apenas a segunda vez que dois pilotos iniciaram a última prova da época empatados na classificação geral. A primeira vez ocorreu no ano de 1974, durante o GP dos Estados Unidos, entre o brasileiro Emerson Fittipaldi (McLaren) e o suíço Clay Regazzoni (Ferrari).


Fora de pista, a Mercedes apresentou um protesto formal ao resultado, defendendo que Verstappen ultrapassou Hamilton, enquanto o safety car ainda se encontrava na pista, o que viola as regras presentes no Regulamento Desportivo da Federação Internacional do Automóvel (FIA). A FIA acabou por recusar a queixa e deu a vitória a Max Verstappen.

O título de Construtores voltou a ser assegurado pela Mercedes, que venceu pelo oitavo ano consecutivo.


O filho do antigo piloto Joe Verstappen, entrou cedo no mundo da competição. Fruto da educação rígida que recebeu, Max estreou-se na Fórmula 1 ao participar no Grande Prémio em Austrália no ano de 2015. Com apenas 17 anos, o holandês quebrou recordes e tornou-se o mais jovem piloto de sempre na modalidade rainha do desporto automóvel.

Aos 24 anos, Verstappen é o 34.º campeão mundial de F1, com 18 pódios e oito pontos de avanço sobre Hamilton, dificultando a conquista do inglês do oitavo título mundial. O piloto da Red Bull tornou a modalidade automóvel num dos desportos mais conceituados nos Países Baixos.


Classificação do Mundial de Pilotos:


Artigo escrito por: Sara Arnaud


17 visualizações0 comentário
bottom of page